Iniciativa, realizada em parceira com o Hospital do Amor, visa promover prevenção e diagnóstico precoce
A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Hospital do Amor, oferece, entre os dias 11 e 12 de dezembro, exames gratuitos de mamografia e PCCU (papanicolau) para as servidoras, magistradas, colaboradoras e estagiárias do Poder Judiciário acreano.
De acordo com o gerente da Gevid, Ronei Gomes, ainda há vagas para os exames de mamografia e PCCU. A ação, coordenada pelo Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde do Tribunal de Justiça do Acre, sob a liderança do desembargador Luís Camolez, ocorre, no átrio do edifício-sede do TJAC, das 7h às 17h. Para agendar, é necessário apresentar: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Ao todo, devem ser realizados mais de 80 atendimentos.
A programação visa facilitar o acesso a exames preventivos para detecção do câncer de mama e colo do útero, ambos entre os mais comuns de acometerem mulheres no Brasil. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2023, estima-se que 244 mil brasileiras foram diagnosticadas com câncer.
A iniciativa também tem o intuito de sensibilizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do rastreamento da doença. Por isso, estão sendo compartilhados panfletos informativos, nos quais são apresentados a magnitude do problema no país, os principais sintomas e os meios para buscar ajuda e tratamento.
Quem gostou da ação foi a servidora da Diretoria de Finanças (Dific), Rosângela Serra, que aproveitou para fazer o exame de mamografia. “Achei uma ótima iniciativa. Tudo para que possamos estar trabalhando em segurança e com qualidade de vida. São profissionais de excelente qualidade, que nos deixam tranquilas para fazer o exame. Foi muito bom, estão todos de parabéns”, ressaltou.