Iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre promove capacitação de adolescentes do Sistema Socioeducativo e conquista reconhecimento nacional pelo segundo ano consecutivo
Oferecer uma nova chance, reconstruir sonhos e romper o ciclo de reincidência. Este é o impacto do projeto Pedalando Novos Tempos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que tem mudado a trajetória de adolescentes do Sistema Socioeducativo. A ação foi a grande vencedora da 4ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no eixo socioeducativo.
Focado na reintegração social, o projeto capacita jovens por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional de conserto de bicicletas. A iniciativa do Poder Judiciário do Acre, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), envolve a parceria do Governo do Estado, do Instituto Socioeducativo (ISE), do Ministério Público do Acre, e do SENAI.
É a segunda vez que o TJAC conquista o prêmio Prioridade Absoluta, no eixo socioeducativo. No ano passado o Judiciário acreano ganhou o primeiro lugar com o projeto Radioativo.
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, destacou a relevância do reconhecimento nacional. “Este prêmio simboliza a força do compromisso do Poder Judiciário acreano com os adolescentes que buscam uma nova chance. Projetos como o Pedalando Novos Tempos não apenas promovem oportunidades, mas também reafirmam nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Agradeço a todos os parceiros e envolvidos, pois só a união possibilite ações como esta”.
Para a desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora da CIJ, o projeto é um exemplo de como iniciativas humanizadas podem transformar realidades. “A cada jovem alcançado, reafirmamos que é possível acreditar na regeneração e oferecer caminhos dignos. Essa conquista é um reflexo do trabalho conjunto e do empenho de todos os parceiros envolvidos”.
Entre os jovens que passaram pelo projeto, estão relatos de superação que inspiram. Um dos beneficiados, que hoje trabalha em uma oficina de bicicletas, relembra como o curso foi um divisor de águas em sua vida. “Eu não tinha perspectiva nenhuma. Aprender o conserto de bicicletas me deu uma profissão e a chance de sonhar novamente. Agora, consigo ajudar minha família e seguir em frente.”
Pedalando Novos Tempos já impactou adolescentes, consolidando-se como uma referência no eixo socioeducativo. O Prêmio Prioridade Absoluta é concedido anualmente pelo CNJ para iniciativas que promovem a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A conquista pelo segundo ano consecutivo reafirma o compromisso do TJAC em inovar e desenvolver políticas públicas efetivas para o público juvenil.
O legado do projeto, mais do que prêmios, está nas vidas que ele transforma, provando que, com oportunidade e apoio, é possível construir um futuro diferente.