Autoridades destacam lisura do pleito e responsabilidade dos novos representantes na solenidade
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, e o presidente eleito para o biênio 2025-2027, desembargador Laudivon Nogueira, prestigiaram na noite dessa terça-feira, 17, a cerimônia de Diplomação dos Eleitos, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), que ocorreu no teatro da Universidade Federal do Acre.
Foram diplomados o prefeito reeleito, Tião Bocalom; o vice-prefeito, Alysson Bestene, e 21 vereadores eleitos na capital acreana.
Em seu pronunciamento, o desembargador Luís Camolez, destacou a responsabilidade dos eleitos. “É com grande satisfação que participo desta cerimônia que simboliza a força da nossa democracia. Aos diplomados, lembro que cada diploma entregue hoje carrega a confiança e a esperança do povo acreano”, disse.
O magistrado pediu que os eleitos exerçam seus mandatos com ética, transparência e compromisso, trabalhando incansavelmente pelo bem-estar da sociedade e parabenizou a Justiça Eleitoral.
“A Justiça Eleitoral cumpriu seu papel com excelência, garantindo que a vontade popular fosse respeitada. Parabéns a todos e sucesso nesta nova jornada”, destacou.
A diplomação é um marco no processo eleitoral, assegurando que os eleitos estão aptos a assumir seus respectivos cargos em 2025, com base na vontade expressa pela população nas urnas.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto, falou que a solenidade reforça a transparência do processo eleitoral e a segurança do pleito. Ele definiu o pleito como tranquilo. “A diplomação dos candidatos eleitos é a consagração da vontade popular expressa nas urnas. Realizamos um processo eleitoral transparente, seguro e respeitoso com os eleitores. As urnas eletrônicas, mais uma vez, demonstraram sua eficiência e confiabilidade, garantindo que a escolha do povo fosse plenamente respeitada”, ressaltou.
O governador Gladson Cameli reforçou que a diplomação é a “coroação da democracia” e parabenizou os diplomados. Ele evidenciou também que a eleição é o instrumento que mede os anseios da população e que isso aumenta mais ainda a responsabilidade daqueles que foram escolhidos pelo voto popular.
A mesa de honra foi composta pela vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Waldirene Cordeiro; pelo governador do Acre, Gladson Cameli; pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luís Camolez; pelo desembargador Laudivon Nogueira; pelo juiz eleitoral Alesson Braz; pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; pelo presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neném; e pela reitora da UFAC, Guida Aquino. Também estiveram presentes representantes da OAB-AC, do Ministério Público e de outras instituições parceiras da Justiça Eleitoral.