A honraria reconheceu 51 pessoas, valorizando a atuação em prol da promoção da Justiça neste ano de 2024. Governador Gladson Cameli prestigiou a solenidade
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas nesta quinta-feira, 19. A Sessão Solene foi realizada em Manaus para a outorga da honraria nos graus “Grande Mérito”, “Mérito Especial” e “Mérito”.
A desembargadora Regina Ferrari recebeu a insígnia e diploma no grau “Grande Mérito” das mãos da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha e do desembargador João Simões, decano do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e membro da Comissão do Conselho de Medalhas da instituição.
O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, prestigiou o evento compondo também o dispositivo de honra. Segundo o chefe do Executivo estadual acreano, a participação expressa o respeito pela atuação do Poder Judiciário do Acre, que tem sido um parceiro institucional em diversas ações sociais.
Também foram condecorados no mesmo grau: o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino; o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Camelo; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Cardozo; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio; o Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Bertazzo; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Ribamar Sobrinho; à ministra Eliana Alves; o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Filho; o Arcebispo Metropolitano de Manaus, cardeal Dom Leonardo Steiner.
De fato, a honraria brinda o encerramento do ano e prestigia o trabalho da atual gestão frente ao TJAC. Essa validação pública das conquistas e contribuições desenvolvidas, confirmam o esforço significativo empregado neste biênio. A desembargadora Regina Ferrari afirmou que seu coração está ascendido de esperança e gratidão.
O pronunciamento da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, finalizou a solenidade. “Este é um momento de celebração. Esta representa não apenas a entrega de uma honraria, mas sobretudo, um tributo ao trabalho incansável, à dedicação, e à ética daqueles que com seus feitos demonstram que a justiça é, antes de tudo, um compromisso com a dignidade da pessoa humana”, declarou.
A condecoração foi criada por meio da Resolução n° 49, de 21 de outubro de 1982, constituída como alta distinção honorífica da Corte do Poder Judiciário do Amazonas. Segundo a normativa, a finalidade desta é laurear pessoas que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes.
O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube e a íntegra está disponível aqui.