Brinquedos arrecadados durante 2ª Corrida da Justiça são doados para crianças em vulnerabilidade

Itens já foram doados para crianças em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá

Em uma demonstração de compromisso social, o Poder Judiciário do Acre, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), iniciou a entrega dos brinquedos arrecadados durante a 2ª Corrida da Justiça, evento promovido em outubro para celebrar o Mês do Servidor, para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade. 

A primeira entrega ocorreu na Fundação Betel, abrigo de crianças e adolescentes localizado em Cruzeiro do Sul, na segunda-feira, 16. A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, juntamente com a titular da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro, o juiz da Infância e Juventude, José Neto, e o diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, juiz de Direito Erick Fahart, estiveram no local onde fizeram a distribuição dos presentes. A Fundação Betel, que é uma casa de abrigo, possui atualmente 40 crianças e adolescentes na faixa de 2 meses a 18 anos.

Recebidos pela responsável do local, Tânia Ramalho e equipe, o comitiva do TJAC dialogou com as crianças e adolescentes abrigados e ainda lançou o projeto Arte de Ser, que foi idealizado tendo como premissa básica o fato de que a concentração, disciplina e criatividade são alguns dos resultados obtidos quando o lado artístico nos infantes é instigado e desenvolvido. 

 

 

Dessa forma, tanto o desenvolvimento escolar, quanto o convívio social serão afetados de forma positiva. O projeto tem o formato de extensão da sala de aula, porém, enfatizando as relações e o convívio social.

Na ocasião, a desembargadora-presidente explicou a finalidade do projeto e como o resultado tem sido positivo nas casas de abrigos em Rio Branco. “O projeto Arte do Ser é um instrumento que já se mostrou exitoso, proporcionando uma vida melhor para muitos jovens que já voltaram ao convívio familiar e social. Por isso, a cada edição nós comemoramos, pois é uma atividade que visa mostrar a importância da arte na educação das crianças e jovens; as possibilidades que ela proporciona na vida dos adolescentes, além de ser uma ferramenta para aproximá-los da cultura nacional e local”, disse.

 

 

Além de Cruzeiro do Sul, a Fundação Betel atende os municípios de Feijó, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Guajará, no Amazonas. O abrigo desempenha um papel fundamental na proteção e cuidado dessas crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

A entrega aconteceu em um clima de celebração, trazendo sorrisos e esperança para as crianças e os adolescentes. “Para muitas dessas crianças, o brinquedo recebido será o único presente neste fim de ano, tornando a iniciativa ainda mais significativa. A ação reflete a responsabilidade social do Judiciário, que vai além de suas funções tradicionais, mostrando-se atento às necessidades da população mais fragilizada”, ressaltou da coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro.

Os brinquedos também foram distribuídos para crianças e adolescentes em vulnerabilidade do município de Sena Madureira e Tarauacá. 

A arrecadação ocorreu do dia 22 a 24 de outubro quando os inscritos tiveram que fazer a retirada da camiseta da corrida na Gerência de Qualidade de Vida. Os brinquedos precisaram ser entregues sem embrulho para que a equipe fizesse a separação de acordo com a faixa etária para a distribuição. 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.