Entrega de reforma moderniza e preserva história do Fórum de Xapuri

Investimento significativo transforma a quarta Comarca mais antiga do Acre, unindo modernidade e memória histórica com acolhimento

A Comarca de Xapuri, a quarta mais antiga do Judiciário acreano, instalada em 1913, celebrou nesta sexta-feira, 20, a entrega da reforma de seu fórum, que leva o nome de Raimundo Dias Figueiredo, um servidor da unidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades e simbolizou um marco de modernização e preservação histórica para o Judiciário.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, participou da solenidade acompanhada do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e dos desembargadores Laudivon Nogueira e Lois Arruda. Também participou o desembargador aposentado Adair Longuini, que atuou na Comarca em momentos históricos, como o julgamento dos réus do caso Chico Mendes, de repercussão internacional.

O evento também contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis; do magistrado titular da Comarca de Xapuri, Luis Pinto; de diretores, gerentes e servidores do Judiciário acreano; do prefeito do município, Bira Vasconcelos; e de representantes de outras instituições, como o advogado Maxuel Maia, da OAB-AC; o promotor de Justiça Renan Batista; o delegado de Polícia Civil Lucas Viana; e o comandante da Polícia Militar, Tenente Roberto.

Investimentos

Somente na reforma, o fórum recebeu investimentos de cerca de R$ 800 mil do Judiciário acreano e de pouco mais de R$ 500 mil do Executivo estadual. As obras incluíram a troca de piso, telhado, portas e janelas; a readequação das salas, com a criação de espaços como sala de depoimento especial, salas de conciliação, lúdica e de acolhimento.

Além disso, a administração do TJAC realizou a troca de todos os equipamentos de informática e o mobiliário, além da restauração dos móveis históricos do Tribunal do Júri e do piso histórico. Um Espaço de Memória do Judiciário também foi criado no município, resgatando a história local.

Durante a cerimônia, a presidente Regina Ferrari destacou a parceria com o Executivo e agradeceu aos servidores da Comarca de Xapuri pela colaboração. “Ela é um espaço que reflete o cuidado com as pessoas, seja para magistrados, magistradas, servidores, servidoras ou, principalmente, para os cidadãos que buscam aqui a solução de seus conflitos e a garantia de seus direitos”, afirmou. A presidente também enfatizou que as melhorias foram pensadas para proporcionar um ambiente funcional e acolhedor, promovendo integração e dignidade.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, parabenizou a gestão da desembargadora Regina Ferrari. “Nenhum cidadão pode deixar de ser bem atendido por nós; ele merece uma resposta e toda a nossa atenção”, afirmou, ressaltando o cuidado com a forma de atender o público.

O magistrado Luis Pinto expressou o sentimento de honra dos servidores com a iniciativa. “Nós, servidores, nos sentimos muito honrados e prestigiados pela atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre”, disse.

O prefeito Bira Vasconcelos também elogiou a obra: “Em nome da população, muito obrigado por essa obra magnífica. O fórum de Xapuri está mais bonito, acolhedor e tem um espaço que preserva sua história. Sem memória, não temos história”.

A vice-governadora Mailza Assis destacou o compromisso do Judiciário acreano com a população. “O Poder Judiciário do Acre expressa seu compromisso com a justiça, com a dignidade e com a efetividade dos serviços. Não é apenas um espaço físico, mas uma representação do respeito às pessoas que precisam desse fórum”, afirmou.

Reconhecimento

Durante a solenidade, os servidores da Comarca de Xapuri foram agraciados com o certificado do Selo Ouro, conquistado este ano pelo Judiciário acreano, entregues pela presidente e pelo corregedor-geral. Ambos enalteceram os esforços da equipe para o resultado obtido.

Além disso, os servidores prestaram uma homenagem à presidente Regina Ferrari, oferecendo um presente artesanal como forma de agradecimento pelas realizações da atual gestão.

O desembargador aposentado Adair Longuini também foi homenageado com uma placa, em reconhecimento à sua atuação como magistrado no município.

A reforma do Fórum de Xapuri simboliza um marco de modernização e de respeito à história e à população local, reforçando o compromisso do Poder Judiciário do Acre com a excelência no atendimento e na prestação jurisdicional.


Texto: Andréa Zílio / Fotos: Fernando Sobrinho e Pedro Devani (Secom) | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.