Presidente do TJAC entrega reforma do Fórum de Plácido de Castro

Prédio passou a ter modernas instalações e equipamentos; investimento foi de recurso próprio do TJAC

Para oferecer maior conforto no atendimento aos cidadãos e aos profissionais do sistema judiciário, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, entregou nesta sexta-feira, 10, o Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal, na Comarca de Plácido do Castro, distante 145 quilômetros da capital Rio Branco. O prédio estava em reforma há sete meses.

Com investimento de R$ 1.145.855,73 (um milhão, cento e quarenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e setenta e três centavos), de recursos próprios do TJAC, o prédio passou a ter modernas instalações e equipamentos com a troca de telhado, forro, rede elétrica e lógica, redimensionamento de espaços, construção de estacionamento, todos os móveis trocados, assim como, todos os computadores, eletrodomésticos e ares-condicionados.

Além disso, o Fórum é acessível e adaptado às necessidades de pessoas com deficiência, garantindo a inclusão e o respeito aos direitos humanos e possui ainda local de memória onde o público pode conhecer um pouco da história da justiça acreana.

O servidor Marcus Telémaco, servidor do Poder Judiciário há 29 anos, não limitou na expressão de felicidade em agora exercer suas atividades em um prédio totalmente modernizado.

“Plácido de Castro hoje tem uma mudança radical dessa administração. Radical porque acho que foi a primeira vez que teve uma reforma assim, por completa. Hoje nós vemos Plácido de Castro em termo de equipamento, estrutura e outra comarca. Agradeço a presidente por isso. Espero que daqui para a frente só melhore”, enfatizou.

Outro servidor, Paulo Roberto de Araújo, que exerce suas atividades desde a instalação da Comarca, há 30 anos, falou das melhorias nas instalações. Para ele, as obras trouxeram mais conforto e segurança para desempenhar as funções com mais dedicação.

“A reforma é uma conquista tanto para nós, servidores quanto para o jurisdicionado, isto é, a comunidade de Plácido de Castro. É um prédio moderno, instalações modernas, seguras e isso traz uma grande expectativa para o nosso trabalho e segurança, para o nosso trabalho e para o povo que sempre nos procura”, disse.

Pronunciamentos

A reforma no Fórum de Plácido de Castro trouxe um novo ar de acolhimento e funcionalidade, transformando-o em um espaço muito mais agradável tanto para os servidores quanto para a população do município.

Uma das principais inovações foi a criação de uma sala de acolhimento, que visa oferecer um ambiente mais humanizado para os visitantes, garantindo conforto e atenção. Esse espaço foi pensado para que todos se sintam bem recebidos, com uma decoração acolhedora e recursos que facilitam o atendimento. Além disso, o prédio agora conta com um espaço dedicado à história de sua origem, permitindo que o público conheça mais sobre sua trajetória e importância, além de sala de Conciliação, Espaço Lúdico, e sala do Tribunal de Júri totalmente reformulada.

O diretor do Foro, juiz de Direito Mateus Santini, agradeceu a gestão do TJAC pela revitalização do prédio e disse que a obra não é apenas um edifício, mas um santuário de esperança, um símbolo de uma nova era para a Comarca de Plácido de Castro.

“Pretendo realizar apenas duas ações principais, presidente: agradecer e exortar. Nesse momento, as palavras precisam ser dirigidas a vossa excelência, aquela que, com visão ampla e incansável dedicação, tornou tudo aqui possível. Sua liderança inspira, sua determinação move, sua sensibilidade com as necessidades humanas e institucionais eleva o Poder Judiciário acreano a patamares ainda maiores. Como diretor do foro desta comarca, tenho o privilégio de testemunhar diariamente o impacto direto dessa revitalização na vida de nós, servidores, e na experiência dos cidadãos que buscam nesse espaço a solução para os seus conflitos e realização dos seus direitos”, disse.

Na ocasião, os servidores receberam o certificado do Selo Ouro, do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, pela colaboração no alcance de metas dentro de quatro eixos pré-definidos: dados e tecnologia, governança, produtividade, e transparência.

O desembargador Nonato Maia, corregedor-geral eleito para o próximo biênio, compartilhou a alegria de testemunhar mais uma revitalização.

“Queria dizer da alegria de estar aqui em Plácido de Castro e poder testemunhar mais uma revitalização, mais uma inauguração dessa reforma que, na verdade, acaba sendo uma transformação nos prédios do Poder Judiciário. É mais uma revitalização que se inaugura e que traz ao Poder Judiciário uma identidade visual, uma tranquilidade de que o servidor aqui vai poder prestar o seu serviço com dignidade e a população que aqui vem, poderá encontrar um ambiente de acolhimento e digno para buscar o serviço necessário”, ressaltou.

Em seu discurso, o coordenador dos Juizados Especiais, desembargador Francisco Djalma, lembrou quando foi juiz na Comarca de Plácido de Castro, em 1992.

 “Eu, enquanto presidente do tribunal, de 2019 a 2021, fiz pequenas reformas também aqui. Porém, naquela época, nós tivemos algumas dificuldades, inclusive em relação ao Covid, e não se pôde chegar onde vossa excelência chegou com a revitalização do prédio de Plácido de Castro. Quem ganha com tudo isso é o jurisdicionado, é a população de Plácido de Castro, que mais irá se beneficiar com essa obra”, falou.

Representando o governador do Estado, Gladson Cameli, a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, destacou que intervenções realizadas no prédio demonstram a preocupação da administração com a funcionalidade e o conforto tanto para os servidores como para os cidadãos.

“Reafirmo aqui o compromisso do Governo do Estado, usando as palavras do excelentíssimo governador, somos Poderes harmônicos e que se respeitam e ele tem sido um parceiro das instituições, não só dos outros Poderes, mas das instituições (…). Aqui também estão as representações do Ministério Público do Estado e demais instituições. Eu reafirmo também o compromisso da Procuradoria do Estado em apoiar essas iniciativas. Que esta entrega inspire novas conquistas e continue a fortalecer os laços entre os Poderes, em benefício de toda população acreana”, destacou.

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva disse sobre gratidão e reconhecimento. Ele parabenizou a desembargadora-presidente sobre a entrega das obras. “Em nome da população, nós queremos render a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho que essa unidade presta à sociedade, sobretudo aos que mais precisam. E parabenizar a senhora, ao mesmo tempo que agradecemos pelo que tem proposto a todo o Estado do Acre e, especialmente, ao nosso município, com a entrega desse brilhante prédio que muito melhorará tanto o trabalho para os servidores como também para o atendimento da comunidade que aqui procura.”

“O Fórum Des. José Lourenço Furtado Portugal, expressa nossa missão de servir ao cidadão”, diz a desembargadora-presidente

 

Ao entregar oficialmente a reforma, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou que o Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal, expressa a missão de servir ao cidadão, proporcionando não apenas um ambiente mais eficiente, mas também mais acolhedor e respeitoso para todos que buscam seus direitos.

“Celebramos a construção de um ambiente mais humano, acessível e, sobretudo, mais acolhedor para todos que nele transitam. Cada um de nós, servidor público, magistrado ou cidadão, tem um papel importante na construção da Justiça. E essa obra, que agora se concretiza, reflete um investimento no que há de mais essencial: as pessoas”, destacou.

Ao visitar cada ambiente, a desembargadora-presidente parabenizava os envolvidos, reconhecendo o esforço de todos na transformação do espaço e ela destacava a importância das melhorias para o bem-estar de todos que utilizam as instalações. A cada elogio, ela expressava o quanto se sentia satisfeita com o resultado final.

“Que esta reforma, além de ser um aprimoramento estrutural, seja também um símbolo do nosso compromisso em servir melhor, com respeito e humanidade”, finalizou.

 

Ana Paula Batalha/Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.