Cantinho das crianças é entregue na Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco pela presidência do TJAC

Ambiente está na sala de atendimento da equipe multidisciplinar das varas de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco e tem objetivo de acolher crianças que acompanham mães em audiências e outros atendimentos

A violência doméstica atinge as mulheres e o círculo familiar ao seu redor, como filhas e filhos. Para dar carinho, acolhimento e melhorar o atendimento a essas pessoas que passaram ou passam por esse horror que são os crimes de violência doméstica, a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, entregou nesta sexta-feira, 31, um cantinho preparado especialmente para receber crianças que acompanham mães que vão até as varas de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco.

O espaço fica na sala da equipe de atendimento multidisciplinar, com assistente social, psicólogas que atendem às demandas das duas unidades especializadas na área. Dessa forma, enquanto as mães estão em audiências ou estão sendo acompanhadas com outros serviços do Judiciário, as crianças podem permanecer no espaço lúdico.

Cavalinhos, escorregadores, livros, bolas, tapete de EVA, decoração na parede, brinquedos são os itens que compõem o ambiente. A doação de brinquedos foi feita por magistradas, magistrados, servidoras, servidores e também pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), por meio dos recursos angariados no Bazar “Chique é ser Solidário”, realizado no dia 12 de dezembro no TJAC.

A desembargadora-presidente do TJAC e o desembargador Laudivon Nogueira, que assume a gestão da Justiça semana que vem, visitaram o local. A juíza de Direito Olívia Ribeiro que os recebeu juntamente com a equipe da unidade.

Durante esses dois anos, a gestora do Judiciário tem tido a preocupação e um olhar atento para essas questões de acolhimento, que influem diretamente na melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais e garantia de direitos fundamentais.

A presidente agradeceu pelo trabalho e destacou que é essencial melhorar os espaços para promoção dos serviços jurisdicionais. “Eu fiquei muito feliz de ter contribuído com a implantação desse ambiente, que vai contribuir e amplia o acolhimento dessas mulheres e crianças”, comentou Ferrari. Já a juíza Olívia ainda mostrou que no mesmo ambiente também foi feito um espaço de apoio para as vítimas e ressaltou que com o cantinho: “Nós estamos nos sentimos acolhidos”.

Texto: Emanuelly Falqueto / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.