A solenidade, além de reforçar o compromisso com a Constituição Estadual, simboliza um novo marco na gestão administrativa e legislativa da Casa, com foco em fortalecimento do diálogo e maior transparência nas ações parlamentares.
Representando o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora Waldirene Cordeiro, em seu discurso na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada neste sábado, 1º de fevereiro, ressaltou a importância da harmonia institucional entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Ela destacou que “somos parte de um mesmo todo”, com o único objetivo de “servir ao cidadão acreano”, e enfatizou o papel do Tribunal de Justiça no fortalecimento da democracia e na garantia dos direitos fundamentais. A magistrada também aproveitou o momento para agradecer ao governador do Estado e à Assembleia Legislativa pelo apoio constante ao Poder Judiciário, mencionando o trabalho do deputado Luiz Gonzaga, que esteve à frente da Mesa Diretora.
A desembargadora agradeceu aos 1.352 servidores do Judiciário, aos 12 magistrados do Tribunal de Justiça e aos 78 magistrados de primeiro grau, expressando gratidão pelo apoio recebido, tanto na atual gestão, que tem a frente a desembargadora Regina Ferrari, quanto na ocasião em que presidiu o TJAC.
Ao final, a desembargadora afirmou que o fortalecimento da democracia é um desafio contínuo, que exige ética, transparência e respeito às instituições. Ela concluiu seu discurso ressaltando a importância da alternância de poder como uma das formas de concretizar a democracia, destacando o papel fundamental de todos os agentes públicos na construção de um Estado mais justo e igualitário.
A nova composição da Mesa Diretora será liderada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), que assume como presidente, tendo como vice o deputado Pedro Longo (PDT). A primeira secretaria será ocupada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB), enquanto a segunda secretaria ficará sob responsabilidade do deputado Chico Viga (PDT).
A solenidade de posse contou com a participação do governador Gladson Cameli, do presidente da Associação dos Magistrados do Acre, juiz de Direito Gilberto Matos, além dos membros eleitos para a Mesa Diretora e demais deputados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Contas do Estado, secretários de Estado, deputados federais, vereadores e prefeitos.