A participação da presidente do TJAC na solenidade simbolizou não apenas o fortalecimento da integração entre os tribunais estaduais, mas também o avanço do empoderamento feminino no Judiciário.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, prestigiou a cerimônia de posse da desembargadora Lídia Maejima, nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), realizada nesta segunda-feira, 3. O evento entrou para a história do Poder Judiciário paranaense, pois, pela primeira vez em 103 anos, uma mulher assume o comando do Judiciário paranaense.
A participação da presidente do TJAC na solenidade simbolizou não apenas o fortalecimento da integração entre os tribunais estaduais, mas também o avanço do empoderamento feminino no Judiciário. Regina Ferrari destacou a importância desse marco histórico, enfatizando que a nomeação de Lidia Maegina representa um passo significativo na luta por igualdade de gênero e maior representatividade das mulheres em cargos de liderança no Judiciário brasileiro.
Participaram também da posse, o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, e a juíza auxiliar da Presidência, a juíza de Direito, Zenice Mota.
Em sua fala, a desembargadora acreana reforçou a necessidade de continuar rompendo barreiras e promovendo a diversidade no sistema judiciário. “A presença de mulheres em posições de comando é essencial para uma justiça mais inclusiva e sensível às demandas da sociedade”, afirmou.
A presença de Regina Ferrari na posse ressaltou o compromisso de colaboração entre os tribunais, com o objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional em todo o país. Convidada de honra da nova presidente do TJPR, Regina compartilha com ela suas origens no Paraná, o que confere um simbolismo especial à ocasião.
Também tomaram posse na cúpula diretiva: o desembargador Hayton Lee Swain Filho como 1º vice-presidente; o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente; o desembargador Fernando Wolff Bodziak como corregedor-geral da Justiça; a desembargadora Ana Lúcia Lourenço como corregedora; o desembargador Ruy Alves Henriques Filho como ouvidor-geral e o desembargador José Américo Penteado de Carvalho como ouvidor.
A cerimônia de posse da desembargadora Lídia Maejima não apenas inaugurou uma nova gestão no TJPR, mas também reforçou a importância da representatividade feminina e da colaboração entre os tribunais estaduais. Como bem disse a desembargadora Regina Ferrari, “a justiça só se fortalece quando é plural e inclusiva”.