Pela primeira vez em sua história, o Tribunal Pleno do Judiciário Acreano se deslocou da capital Rio Branco para outra cidade do Estado. Como forma de comemorar o Centenário de Brasiléia, a Corte de Justiça realizou, na última sexta-feira (9), uma Sessão Extraordinária e Solene na cidade.
A sessão, presidida pelo Desembargador Pedro Ranzi (Presidente), foi dividida em dois momentos: um judicial, no qual os desembargadores julgaram seis processos originados na Comarca de Brasiléia; e um solene, de celebração ao Centenário da Cidade, que foi fundada pela Justiça há 100 anos.
Prestigiaram a solenidade o desembargador aposentado Lourival Marques, a prefeita do município, Leila Galvão, o procurador geral de Justiça, Sammy Barbosa, as procuradoras Vanda Denir Milani e Patrícia Amorim Rêgo, o presidente da Asssociação dos Magistrados do Acre, Juiz de Direito Giordani Dourado, a procuradora do município de Rio Branco Márcia Alódio, representando o prefeito da capital, o advogado Sérgio Quintanilha, representante da OAB-AC na cidade de Brasiléia, o ex-deputado federal Wildy Viana, o empresário José Epaminondas, dentre outras personalidades do município.
Ao declarar aberta a sessão, o Presidente do TJAC parabenizou a população pelos cem anos de existência da cidade. Ele disse que o Tribunal se sentia honrado ao homenagear o povo brasileense. "O nosso Tribunal se sente orgulhoso por participar da história dessa cidade e do seu povo", enfatizou Pedro Ranzi.
Representando a Corte de Justiça, a Desembargadora Miracele Lopes Borges fez a saudação alusiva ao centenário da cidade. Durante vários anos a magistrada atuou na Comarca de Brasiléia, o que a levou a se emocionar durante seu discurso. "Sinto-me muito feliz em estar aqui, hoje", afirmou. Vários pronunciamentos e homenagens marcaram a solenidade.
Durante a solenidade o Desembargador Arquilau Melo fez a apresentação de um vídeo contendo imagens históricas da passagem do Marechal Cândido Rondon pelo Acre, quando percorreu o trecho entre Rio Branco e Brasília, atual Brasiléia, com as primeiras imagens da cidade recém-criada.
A homenagem teve continuidade com a entrega de uma placa alusiva ao centenário à Prefeita Leila Galvão, feita pela Desembargadora Eva Evangelista. A solenidade foi encerrada com o descerramento também de uma placa comemorativa ao centenário afixada na entrada do Fórum.
A realização de sessões nas diversas comarcas do Estado – que visam maior aproximação da população acreana -, integra a comemoração dos 47 anos do TJAC, completados no dia 15 de junho.
O Judiciário Acreano busca despertar o sentimento de valorização da Justiça e a consciência sobre a importância do papel que desempenha na congregação do Estado Democrático de Direito no Acre.
Confira aqui a galeria de imagens do evento.
Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno
Processos Julgados em Brasiléia |
1 – 2010.001674-3 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal Relatora: Desª. Miracele Lopes |
2 – 2009.003052-9 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal Relatora: Desª. Eva Evangelista |
3 – 2010.001794-1 – Ação Rescisória Relator: Des. Samoel Evangelista |
4 – 2010.000266-5 – Embargos de Declaração em Mandado de Segurança Relatora: Desª. Izaura Maia |
5 – 2010.000581-2 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal Relator: Des. Adair Longuini |
6 – 2009.000508-3 – Embargos de Declaração em Apelação Criminal Relator: Des. Arquilau Melo |