Atual gestão tem investido em tecnologia para garantir maior eficiência em serviços judiciais e administrativos.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre entregou a servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) certificados relacionados a atividades curriculares na área, frutos de considerável investimento da atual gestão. Ao todo, 12 profissionais do setor participaram do curso Java, nos seguintes módulos: Java e orientação a objetos; Persistência com JPA, Hibernate e EJB lite; Java para Desenvolvimento Web; Web rica com JSF 2, Primefaces4 e CDI. Foram 152 horas de capacitação nesses que são considerados os cursos mais modernos e relevantes nesse campo do conhecimento.
O ato de entrega também teve as presenças da juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina; do presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Giordane Dourado; da vice-presidente de Integração da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nartir Weber; e o diretor da Ditec, Raimundo José.
Com essa iniciativa, visa-se alcançar por meio da tecnologia maior eficiência em serviços judiciais e administrativos.
Por outro lado, busca-se garantir aos cidadãos uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, bem como elevar a Instituição a patamar de excelência.
“Estamos trabalhando na busca permanente pelo aprimoramento profissional. Essa capacitação e atualização são fundamentais, pois a área de tecnologia sofre mudanças constantemente, então precisamos acompanhar. Ao mesmo tempo, vai ao encontro do nosso Planejamento Estratégico, que prevê sermos reconhecidos até 2020 pela agilidade e qualidade na prestação de serviços judiciários e sociais no Estado do Acre”, explicou a presidente do TJAC.
Ao demonstrar clara satisfação em poder entregar pessoalmente os certificados, a desembargadora Cezarinete Angelim também enfatizou que “os servidores são o verdadeiro tesouro da Justiça, razão pela qual prioriza a sua força de trabalho”.
Servidor da Justiça Estadual, Raimundo José enalteceu a atual gestão do Tribunal que, segundo ele, não tem medido esforços para potencializar as atividades do seu setor. “Vejo nesse ato de entrega dos certificados uma homenagem e prestígio à Ditec, especificamente à equipe de desenvolvimento, cujo sonho se tornou realidade com essa ação estratégica da Presidência do Tribunal”, afirmou.
Ainda segundo o diretor da Ditec, o treinamento e capacitação “transforma o conhecimento em soluções e produtos institucionalizados para alcançar as determinações, metas, objetivos e diretrizes da Administração do TJAC”.
Os investimentos
A atual gestão do Tribunal de Justiça Acreano investe em tecnologia como forma de impulsionar os serviços judiciais e administrativos, ao passo que promove o nivelamento de seus servidores nos mais diversos setores (diretorias, gerências, assessorias, secretarias etc), preparando-os para enfrentar os problemas, desafios e a nova realidade do contexto moderno.
Não é por acaso que o setor de tecnologia tem recebido atenção redobrada e investimentos constantes pela atual gestão do TJAC; uma receita simples de fazer mais com menos, e de forma inovadora. Exemplo disso é o Curso de Java, ministrado especialmente para os técnicos do Poder Judiciário Acreano, durante os meses de abril e maio deste ano. Nesse sentido, a eficiência tem sido umas das principais diretrizes colocadas em prática pela Administração.
A iniciativa é da própria Presidência do Tribunal que, com esforço concentrado, decidiu investir para que as diretorias, incluindo a Ditec, alcancem nível máximo de qualidade. Ainda nesse sentido, a desembargadora-presidente tem assinalado a importância de se alcançar autonomia e profissionalização, razão pela qual tem dotado os setores de treinamento, aperfeiçoamento técnico e capacitação permanentes.
Para ministrar o curso vieram ao Acre os instrutores da Caelum Ensino e Inovação, empresa reconhecida pelas aulas exclusivas sobre o sistema Java, com unidades fixas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
As aulas foram ministradas no laboratório de informática da Escola do Poder Judiciário (Esjud), onde também ocorreu o ato de encerramento, com a entrega de certificado de conclusão. O curso contou com 14 participantes, sendo 12 inscritos e 2 ouvintes.
Participantes inscritos
- Manoel de Souza Silva Lima
- Igor Carneiro Oliveira
- Rafael Vasconcelos do Nascimento
- Samuel Braz de Araújo
- Neyvo Pinheiro de Souza
- Robison Luiz Fernandes
- Shandler Menezes Gama
- Neill Alexandre Aguiar
- Jesse Azevedo Drumond
- Juceir Rocha de Souza
- Raimundo José da Costa Rodrigues
- Jefferson Mendonça Lima
Ouvintes
- Jader Sousa Santos
- Nivaldo Rodrigues da Silva
Sistemas próprios
Por determinação da Presidência do TJAC, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), na pessoa do diretor Raimundo José, implantou uma sala exclusiva para desenvolvimento de software, com equipe composta por sete técnicos.
O diretor destacou a atenção especial que tem sido dada pela atual gestão à Ditec, vista, segundo ele, como prioridade, e “dando todas as condições para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”;
Para o supervisor da equipe de Desenvolvimento do TJAC, Igor Oliveira, o Curso de Java se constitui numa importante ferramenta de nivelamento profissional e vai ajudar significativamente no trabalho de desenvolvimento de programas próprios pelo Tribunal.
A Ditec funciona no anexo II do TJAC, e dentre suas muitas atribuições, é responsável pelos serviços de suporte técnico; segurança da informação e acesso a internet; desenvolvimento. Suporte ao SAJ 1º e 2º Graus; suporte ao ERP e Malote Digital.