Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre pretende modernizar o julgamento de processos no âmbito do 2º Grau. Em julho deste ano, os desembargadores decidiram aprovar, por unanimidade, a gravação audiovisual das sessões nas 1ª e 2ª Câmaras Cíveis.
O sistema já foi implantado, está em funcionamento e facilita o trabalho de advogados e operadores do Direito, na medida em que torna mais ágil e eficiente o registro e acesso ao conteúdo das sessões judiciais.
De acordo com a administração do Tribunal, a ideia é de que gradualmente a gravação também seja implementada na Câmara Criminal e, por fim, no Tribunal Pleno, de maneira a contemplar todo o 2º Grau. Dessa forma, o setor de taquigrafia será paulatinamente substituído pelas modernas ferramentas tecnológicas, que dispensam a demorada transcrição do registro dos julgamentos.
Para garantir a eficiência do novo sistema, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) está dando suporte às secretarias das duas Câmaras Cíveis.
O diretor judiciário do TJAC, Victor Miguéis, informou que as partes (cidadãos e advogados) poderão requerer, quando necessário, a transcrição das sessões desses órgãos julgadores. Para tanto, deverão se dirigir à secretaria de uma das Câmaras com uma mídia (como cd, DVD), e solicitar a gravação do material.