Visando melhorar a estrutura de trabalho e o atendimento do serviço psicossocial oferecido no Juizado da Infância e Juventude, Varas de Família e Central de Execução de Penas Alternativas (CEPAL) da Comarca de Rio Branco, a Direção do Tribunal de Justiça investiu na aquisição de computadores, material de avaliação psicossocial e veículo utilitário, bem como na construção de novos e ampliação dos espaços físicos já existentes nessas unidades judiciárias.
Na segunda-feira, 5, a Desembargadora Izaura Maia, Presidente do TJAC, entregou oficialmente à Juíza Luana Cláudia de Albuquerque Campos, que responde atualmente pelo Juizado da Infância e Juventude da Capital, 01 (um) veículo modelo Kombi e 03 (três) computadores novos, que fazem parte do pacote de ações anunciado para os próximos dias.
Na mesma oportunidade, Izaura Maia autorizou a construção de novos espaços físicos no local: 01 (uma) sala de espera específica para os menores infratores, antiga reivindicação da unidade, com o objetivo de evitar que a vítima e o agressor aguardem audiência no mesmo local; e 01 (uma) sala de reuniões para a equipe técnica do Juizado, composta por psicólogos e assistentes sociais.
Acompanhada do Desembargador Pedro Ranzi, Vice-Presidente, do Diretor Geral João Thaumaturgo Neto e assessores do TJAC, Izaura Maia explicou que as ações anunciadas tornaram-se possíveis graças ao planejamento de políticas mais efetivas e à melhor gestão dos recursos financeiros do Judiciário. “Isso tudo é fruto de trabalho, planejamento e respeito às finanças do nosso Tribunal”, afirmou a Presidente.
Para a juíza Luana Campos, o investimento no serviço psicossocial é mais uma ação importante na busca por uma melhor prestação jurisdicional. A magistrada destacou o empenho da atual Direção do Tribunal em proporcionar condições de trabalho mais adequadas na referida unidade, o que resultará em melhor atendimento às pessoas que buscam por justiça. “São ações como essas de hoje que fortalecem o nosso trabalho e nos estimulam a perseguir nossos objetivos”, disse a juíza.
Serviço Psicossocial – ações anunciadas |
– Novo espaço, mais amplo e adequado para atendimento das Varas de Família, no 1o. andar do Fórum Barão do Rio Branco; |
– Construção de sala de reuniões para a equipe técnica e sala de espera para menores infratores no Juizado da Infância e Juventude; |
– Entrega de 07 computadores novos (02 para as Varas de Família, 02 para a CEPAL e 03 para o Juizado); |
– Entrega de 01 veículo Kombi para atendimentos domiciliares da equipe técnica do Juizado; |
– Aquisição de brinquedos educativos; |
– Aquisição de lincenças para testes psicológicos. |