Na ocasião, o desembargador também prestou homenagem a desembargadora Cezarinete Angelim (in memoriam).
O coordenador dos Juizados Especiais Cíveis, desembargador Pedro Ranzi, prestigiou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, promovida na terça-feira (18), no Horto Florestal, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).
Na ocasião, o desembargador ao se pronunciar sobre a importância da responsabilidade dos condutores de veículos e da fiscalização reforçada para evitar crimes contra a vida no trânsito, também prestou homenagem a desembargadora Cezarinete Angelim (in memoriam), que foi a responsável pela implantação dos programas Justiça Volante e Justiça sobre Rodas, ainda quando magistrada de 1º Grau.
Desde 1997, o período entre os dias 18 a 25 de setembro está estabelecido como a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas, promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.
Neste ano, a campanha traz o tema “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA”. A finalidade é alertar sobre os perigos de insistir na combinação álcool e direção.
Estatísticas de redução de acidentes no Acre
Segundo o Detran/AC, em 10 anos de Lei Seca, no Acre, nos últimos sete anos, houve uma redução de 58% no número de acidentes com vítimas fatais.
De janeiro a julho deste ano, a coordenação de estatística do Detran/AC registrou uma redução de 37,7% no índice de vítimas fatais de acidente de trânsito na capital Rio Branco. Já no total geral de acidentes do Estado, houve redução de 13,46%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.