Núcleo Socioambiental Permanente – NUSAP
Apresentação
O Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP) é um órgão vinculado à Presidência, com atribuições regulamentadas pela Resolução n.º 258/2021, do Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, com o objetivo de dar cumprimento à Resolução n.º 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que definiu a competência das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implementação do respectivo Plano de Logística Sustentável.
É responsável pelo gerenciamento das questões socioambientais, promoção e coordenação das ações focadas no consumo consciente e sustentável, focado em conscientizar as pessoas a partir de cenários institucionais, empresariais e sociedade em geral, e mobilizá-las para causas ambientais, indica uma visão ecológica que não é uma missão muito fácil. Cultivar pequenas ações como separar o lixo ao jogá-lo fora, diminuir o desperdício de papel no escritório, desligar o computador, apagar a luz ao sair de uma sala, ou ainda, fechar a torneira completamente ao ir ao banheiro, são comportamentos necessariamente fortalecidos pelo uso de uma comunicação interna bem trabalhada. A tendência por políticas ambientais já é real, necessitado para isto do envolvimento de todos.
Nosso planeta já não possui inesgotáveis fontes de recursos naturais e matérias-primas como antes, sendo assim, é vital adquirirmos o hábito de economizar e reciclar para que possamos, desta forma, criar um ecossistema sustentável para nossos filhos e netos, ou seja, futuras gerações.
Atribuições
Implantar e difundir, de forma definitiva, a cultura da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, por meio de ações de incentivo e de conscientização, e ainda, adotando medidas de controle e monitoramento dessas ações.
Também são objetivos do PLS/TJAC:
- Promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social na comunidade do TJAC;
- Descarte adequado de resíduos e de bens de consumo;
- Conscientização e mobilização de magistrados, servidores, estagiários, trabalhadores terceirizados e frequentadores das dependências dos prédios da justiça para a necessidade de consumo consciente e racional e de descarte adequado de resíduos;
- Difusão de boas práticas de sustentabilidade;
- Implementar a compostagem de resíduos orgânicos;
- Reduzir substancialmente o uso de copos plásticos descartáveis, adotando a prática de canecas e garrafas de uso permanente;
- Consumo consciente da água;
- Consumo consciente de energia;
- Reduzir o consumo de papel sulfite.
Atos Normativos
Composição
Núcleo Socioambiental Permanente – NUSAP
Membros
Valcilda Bezerra de Amorim – Secretária Executiva do NUSAP
Evandro Luzia Teixeira – Diretor de Gestão Estratégica (DIGES)
Ana Paula Vianna de Lima Carrilho – Diretora Regional do Vale do Acre (DRVAC)
Larissa Salomão Montilha Miguéis – Diretora de Logística (DILOG)
Suplente
Desembargador Júnior Alberto – Suplente
Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – PLS
Coordenação
Desembargadora Waldirene Cordeiro – Coordenadora
Membros
Ana Paula Vianna de Lima Carrilho – Diretora da Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC)
drvac@tjac.jus.br / (68) 99918-2111
Iriá Farias Franca Modesto Gadelha – Diretora de Gestão de Pessoas (DIPES)
dipes@tjac.jus.br / (68) 98402-0106
Elson Correia de Oliveira Neto – Diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITEC)
ditec@tjac.jus.br / (68) 3212-8414
Amanda de Jesus Moraes Bezerra Casas – Gerente de Planejamento Estratégico e Orçamento (GEPLA)
gepla@tjac.jus.br / (68) 99971-0015
José Jaider Sousa Santos – Gerente de Bens e Materiais (GEMAT)
gemat@tjac.jus.br / (68) 98114-8149
Natacha Salomão das Chagas Almeida – Gerente de Instalações (GEINS)
geins@tjac.jus.br / (68) 9942-6143
Hélio Oliveira de Carvalho – Gerente de Contratação (GECON)
gecon@tjac.jus.br / (68) 99994-0800
Ronei Gomes de Oliveira– Gerente de Qualidade de Vida (GEVID)
gevid@tjac.jus.br / (68) 99223-8399
Valcilda Bezerra de Amorim – Secretária Executiva do Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP)
nusap@tjac.jus.br / (68) 99984-4257
Atas, Pautas e Deliberações
Plano de Logística Sustentável – PLS
Plano de Ação do PLS
Relatório de Desempenho do PLS
Dicas Importantes (Boas Práticas)
Cinco Práticas de Sustentabilidade
Viver em um lugar mais sustentável
É o que nós estamos cada vez mais precisando!
Afinal, o planeta passa por um verdadeiro caos, resultado do desequilíbrio ecológico, causado por todas as agressões que o homem cometeu à Mãe Terra!
Atitudes conscientes são urgentes para vivermos em um mundo mais saudável! Uma civilização que coexista cada vez mais sustentável com a natureza!
E se nós mudarmos nossos hábitos diários, e mantivermos atitudes de preservação dos recursos naturais? Então você, todos nós faremos a diferença!
DICA 1: Recicle o lixo. Reciclar é um ato de sustentabilidade que deve ser cada vez mais adotado, pois uma família pode juntar quilos de lixo por dia, semana e, mês. Todo esse lixo, ao invés de ser descartado, pode ter outros caminhos através da reciclagem. Assim, um papel reciclado pode virar outro papel, por exemplo.
DICA 2: Economize água. Economizar água é essencial para o planeta, ainda mais devido a esta grande crise que estamos passando atualmente. Por isso, demore menos no banho e ao escovar os dentes, feche a torneira.
DICA 3: Utilize a vassoura ao invés da mangueira para lavar calçadas, garagens, quintal e etc: Lavar a garagem é um costume que parece que não desapegou de muitas pessoas. E atualmente isto é até mesmo motivo de multa, portanto, troque a mangueira por uma vassoura (use produtos seguros para purificar o ambiente)!
DICA 4: Reutilize a água da máquina de lavar *. Sabe aquela água que a máquina de lavar junta quando lavamos roupas? Então, muitas pessoas a descartam, mas ao invés de jogar fora, você pode reutilizar para passar uma água no quintal ou na garagem sem precisar usar a mangueira e gastar mais água (* Não recomendável se houver contaminação/Pandemias!)
DICA 5: Economize luz e energia. Muitas pessoas deixam a televisão ligada, computador, luzes, enquanto não estão nem mesmo utilizando. Por isso, não desperdice energia! Se você não vai continuar assintindo à TV, desligue, e assim por diante. E economia de energia é extremamente importante para o planeta Terra, por isso, apague a luz ao sair.
ECONOMIA DE ÁGUA!
Elimine quaisquer vazamentos. Capte e aproveite, se possível, água da chuva! Preserve as fontes d’água, nascentes e árvores ciliares! Prefira equipamentos que consumam menos água Economize água no jardim e na lavagem do carro! Use torneiras de baixo consumo de água, se possível automáticas! Troque antigas descargas com válvulas por descargas acoplados no vaso; Reduza o consumo de água na sua empresa! Sinalize áreas visíveis da empresa sobre uso e consumo de água.
ECONOMIA DE ENERGIA!
Dê preferência à produtos regionais! Não deixe aparelhos eletroeletrônicos ligados em standy by! Não imprima desnecessariamente! Opte por impressões todas de uma só vez! Instale Painéis Solares (fotovoltaicos) e economize energia elétrica Mantenha fiações elétricas em bom estado! Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas (LEDs, fluorescentes) Utilize aparelhos elétricos fora do horário de pico (18h às 21h) Opte sempre pela opções de energia limpa (solar, eólica e outras) Prefira sistemas online (Internet e por telefone) para reduzir emissão de CO2 Prefira equipamentos com o Selo Procel Desligue equipamentos e aparelhos da tomada Troque, sempre que possível, os monitores antigos Economize energia desligando o monitor do computador Use o ar condicionado de maneira eficiente/ecológica! Desligue lâmpadas, ligue apenas quando necessário! Sinalize áreas visíveis da empresa sobre economia de energia!
Últimas Noticias
Fonte de informação: Resolução TPADM Nº 258/2021
Formatos disponíveis: PDF, RTF
Periodicidade: Semestral
Responsável: Núcleo Socioambiental Permanente – NUSAP
E-mail: nusap@tjac.jus.br
Telefone: (68) 9975-1995