Vídeos
Órfãos da Romênia
Em linhas gerais, o vídeo retrata os estudos que foram feitos com essas crianças e enfatiza diferentes resultados, dada a singularidade de cada uma e o aspecto analisado concluindo por tanto, que crianças institucionalizadas sofrem danos difíceis de serem contornados, pois ainda que a mesma seja adotada o trauma perdurará como uma mancha em suas almas que deve ser tratada e então suavizada, pois uma vez que o trauma se implanta estará inerente a essência da criança, influenciando e modificando-a negativamente.
O objetivo deste vídeo além de retratar toda a amálgama que enlaçou essas crianças, trás uma alternativa extremamente saudável e suave as experiências traumáticas destes indivíduos: A família Acolhedora.
___________________________________________________________________________
Estresse Tóxico
Dá clara ênfase aos impactos que a omissão pode gerar na vida de uma criança gerando catástrofes em todos os âmbitos que norteiam a vida da vítima. Além disso, trabalha e demonstra os efeitos a longo prazo em crianças nas mais diversas fases da vida a maioria recaindo sobre traços na personalidade que justificaram condutas negativas futuras, seja consigo mesmo ou com os outros.
__________________________________________________________________________
Negligência
É correlato ao vídeo anterior.
Segundo a Dra. Pia Rebello Britto, diretora global da Unidade de Desenvolvimento da Primeira Infância: “Negligenciar é o oposto de proporcionar à criança um ambiente favorável ao desenvolvimento. Por meio de interpretação contrário sensu subtende-se então a ausência de bases para um desenvolvimento equilibrado e feliz, ausência do que seria crucial para tal.
___________________________________________________________________________
Irmãos que Cuidam de Irmãos
Apresenta um contorno inicial da situação das crianças, enfatizando, a transferência de responsabilidades que naturalmente espera-se serem cumpridas pelos pais. Contudo, em razão da necessidade frente a questões estruturais e econômicas da família, são repassadas aos filhos.
Há basicamente crianças assumindo a função de cuidadores e precisando passar por cima de suas especificidades e necessidades infantis, para deste modo, agirem como provedoras em relação aos seus dependentes.
___________________________________________________________________________