Comissão de Heteroidentificação – Concurso do Exame Nacional da Magistratura – COHID
Apresentação
O Exame Nacional da Magistratura – ENAM é o processo seletivo nacional e unificado que confere habilitação para inscrição em concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
Atribuições
Art. 3º É atribuição da Comissão avaliar a condição das candidatas e dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), considerando os seguintes aspectos observáveis:
I – informação prestada no ato de inscrição quanto à condição de pessoa pertencente ao grupo racial negro, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
II – análise das características exclusivamente fenotípicas, ou seja, aferição que leva em conta aspectos visíveis marcados por traços negroides, relativamente à cor da pele – preta ou parda – aos aspectos físicos predominantes, como lábios, nariz e cabelos.
III – verificação se a pessoa atende aos critérios fenotípicos que o identifiquem como preta ou parda, confirmando, ou não, a autodeclaração prestada, podendo designar sessão para entrevista em dia e horário determinados, por meio de chamada de vídeo ou presencial.
Atos Normativos
Composição
Presidente
Juíz de Direito Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga
Membros
Juíza de Direito Thaís Queiroz Borges de Oliveira Abou Khalil
Juíza de Direito Louise Kristina Lopes de Oliveira Santana
Professora Universitária e estudiosa do tema Dra. Lúcia Maria Ribeiro de Lima
Professor e estudioso do tema Dr. Evandro Luzia Teixeira
Secretária
Servidora Júlia Tainá Maia Pereira
Atas e Deliberações
Links Relacionados
Links Relacionados
Fonte de informação: Portaria N.º 1779/2019
Formatos disponíveis: PDF
Periodicidade: Semestral
Responsável: Presidência - PRESI
E-mail: coass@tjac.jus.br
Telefone: (68) 3202-0000